Título: Mancha tóxica deve deixar Harbin hoje
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/11/2005, Internacional, p. A22

Primeiro-ministro chinês visita cidade afetada e autoridades anunciam que o fornecimento de água será restabelecido esta noite

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, visitou ontem a cidade de Harbin, no noroeste da China, onde 3,8 milhões de pessoas estão há cinco dias sem água, esperando que termine a passagem de uma gigantesca mancha de resíduo tóxico em um rio próximo. O governo informou aos moradores que o fornecimento de água, suspenso terça-feira para proteger Harbin da contaminação, será restabelecido hoje às 23 horas locais, um dia após o planejado. Espera-se que a mancha termine de passar pela cidadehoje de manhã. O vazamento de benzeno no Rio Songhua ocorreu após uma explosão no dia 13 em uma indústria petroquímica em Jilin, 370 quilômetros ao sul de Harbin.

A inesperada visita de Wen teve como objetivos elevar o moral dos funcionários do governo que vêm lutando para abastecer os moradores com água de caminhões-pipa em meio a baixas temperaturas e advertir as autoridades locais de que elas devem fazer de tudo para ajudar a população. Wen visitou a usina de filtragem de água nº 3 de Harbin, onde 300 policiais estão despejando toneladas de carvão ativado para depurar a água procedente do Rio Songhua. Ele prometeu que será distribuída "água sem perigo" aos moradores da cidade.

A visita ocorreu após a chegada de uma comissão de Pequim para investigar o desastre e apurar se houve responsabilidade criminal. Alguns moradores de Harbin já estão processando a indústria petroquímica de Jilin pelos danos causados pelo corte de água.

Ainda ontem, o chanceler chinês, Li Zhaoxing, fez um inusitado pedido de desculpas público ao embaixador russo em Moscou, Serguei Razov, por qualquer dano que possa ser causado pela mancha de benzeno, que se encaminha para a fronteira com a Rússia.