Título: Secretário promete criar unidade de conservação
Autor: Liege Albuquerque
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/11/2005, Nacional, p. A16

Em setembro, Dom Ramiro escreveu uma carta ao governador Eduardo Braga pedindo que criasse uma reserva florestal no município. A carta está com o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana, que assegura: "Até o início do ano, o mosaico de Unidades de Conservação (UCs) do sul do Amazonas, nos municípios de Novo Aripuanã, Apuí e Manicoré, será criado. Serão 2 milhões de hectares de unidades de conservação, de uso sustentável." Segundo o padre, "a reserva visa a desmobilizar a bomba-relógio que causa o desmatamento, o contrabando, o tráfico de drogas e de animais, o roubo do mito, do sonho, do solo, do peixe, do ouro e da madeira".

CONTAS CERTAS

Viana atesta que as contas de Dom Ramiro estão corretas: efetivamente, no último ano e meio aumentou o número de grileiros e madeireiros em Novo Aripuanã.

O secretário amplia as denúncias do padre: "O aumento dos grileiros e madeireiros no Amazonas prova que a presença do Exército no sul do Pará serviu apenas para reprimir e empurrar o problema com a barriga para o Amazonas. Quando o Exército sair, se não houver uma política de desenvolvimento sustentável a nível nacional, eles vão voltar para o Pará", profetiza.

Segundo ele, o mosaico de UCs a ser criado deverá atacar a "racionalidade" do problema dos grileiros. "Eles pegam documentos frios e vão revendendo, amornando, até esquentar. Com as unidades de conservação, vão diminuir a possibilidade de esquentar esse documento, que vai precisar ter a anuência do Estado para ser comercializado". Até o fim do ano, segundo o secretário, será feita uma consulta pública nos municípios, o último passo para a criação do mosaico de UCs.