Título: Mato Grosso do Sul tem novos casos de aftosa
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2005, Economia & Negócios, p. B9

Três novos focos de febre aftosa foram confirmados ontem em Mato Grosso do Sul. Com isso, subiu para 28 o número de casos da doença, e o Ministério da Agricultura já admite o recrudescimento da aftosa no Estado. Os novos focos foram encontrados no município de Mundo Novo, que está na zona interditada pelo governo desde o início da crise, em 10 de outubro. Dois foram registrados em pequenas propriedades de subsistência. O terceiro foco, informou o ministério, foi detectado numa fazenda de pecuária de corte. Essa propriedade, com rebanho de cerca de 300 cabeças, é vizinha a fazendas onde foram descobertos focos anteriores. No total, já foram confirmados cinco focos nesse município. Em Eldorado, o número de casos chega a 4 e, em Japorã, são 19 os focos da doença.

Já se passaram oito semanas após a descoberta do primeiro foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. A área técnica do ministério admite que houve "uma redução a partir da terceira semana e um recrudescimento nas semanas 6 e 7". Depois de um período sem registros de novos casos da doença, entre os dias 7 e 18 de novembro foram notificados mais seis casos - três em Japorã e três em Mundo Novo.

Nas últimas semanas, a média diária de abate foi de 600 animais. Até agora, foram sacrificados 14.443 bovinos, 184 suínos e 158 pequenos ruminantes (como ovinos).

PARANÁ

Além dos casos confirmados de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, o Ministério da Agricultura investiga a suspeita da doença em nove propriedades rurais do Paraná. Até agora, não foi possível o isolamento do vírus a partir de amostras colhidas no Estado e encaminhadas ao Laboratório Nacional de Apoio Agropecuário (Lanagro), em Belém, no Pará. "Há previsão de novas coletas hoje (ontem)", informou o diretor do Departamento de Saúde Animal da pasta, Jorge Caetano Júnior.

Serão colhidas amostras de líquido esofágico-faríngeo e soro sanguíneo. De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério, estão sendo investigadas também suspeitas da doença em duas propriedades paranaenses localizadas nos municípios de Bela Vista do Paraíso e de São Sebastião da Amoreira.

Nessas fazendas, os animais não apresentaram sinais clínicos da doença, mas as propriedades receberam bovinos oriundos do município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul. Inicialmente, o ministério investigava suspeita da doença nos municípios de Amaporã, Grandes Rios, Loanda e Maringá.