Título: Proximidade facilita atuação como consultor
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2005, Economia & Negócios, p. B18

A produtora e apresentadora Tamy Simas, da Bichos e Cia. Promoções e Eventos, fala com seu contador, Roberto Cabral, praticamente todos os dias. "Quando preciso decidir em que segmentos atuar ou se vou fechar novos negócios, sempre converso com ele." Ela acredita que a maioria dos empresários pede ajuda aos contadores por causa da proximidade. "A resposta é imediata, ele já conhece a empresa e os meus gostos, então é a primeira pessoa a quem recorro." A Bichos e Cia. começou com eventos no setor de animais de estimação, mas cresceu e, aos três anos, atua em diversas áreas. Tamy apresenta um programa na TV Gazeta, em São Paulo. "Estava em outra emissora, e a idéia de mudar foi sugestão do contador." Ela estuda uma proposta para levar o programa para Portugal.

Cabral diz que é muito comum o contador se envolver com os negócios da empresa e ir além de apenas cuidar das contas. "Especialmente no caso das empresas pequenas, o contador conhece o negócio e o empresário particularmente, então o profissional acaba dando orientações para outras coisas."

Quando não consegue esclarecer as dúvidas, Cabral orienta os clientes a buscar outro tipo de ajuda, como consultores ou cursos. "Indico alguém que conheço, mas não deixo o cliente na mão". Ele diz que muitas vezes os clientes extrapolam bastante os limites da função do contador, mas não se importa. "Acaba sendo uma demonstração de confiança no nosso trabalho."