Título: Batalha com ex-mulher vai incluir danos morais
Autor: Diego Escosteguy, Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/11/2005, Nacional, p. A9

Não bastassem os transtornos com a CPI dos Correios, o ex-deputado Valdemar Costa Neto ainda vai sofrer muitos infortúnios na batalha judicial com a ex-mulher Maria Christina Mendes Caldeira. Depois de ser alvo de seguidas ações por parte do presidente do PL, a socialite resolveu contra-atacar. Agora, está processando o ex-marido por danos morais. O ex-deputado deve ser notificado oficialmente pela Justiça nos próximos dias. A ação, obtida pelo Estado, pede reparações materiais de R$ 850 mil em razão de "ofensas" feitas por Costa Neto contra Maria Christina.

Segundo o ex-deputado, a socialite havia exigido R$ 900 mil para "silenciar" sobre o escândalo que se formou em torno da separação dos dois. Na ação, os advogados de Maria Christina contam história bem diferente.

Segundo o documento, houve acordo extra-oficial entre a então advogada de defesa da socialite, Carla Lôbo, e a advogada do PL, Ana Daniela Leite, para se encerrar o caso. Elas teriam combinado que Lôbo enviaria e-mail com proposta de valor para dar fim à confusão.

Os advogados afirmam que o e-mail foi enviado, mas depois transformado em ato de achaque ao ex-deputado, sem fundamento nenhum.

O imbróglio na separação do casal começou em junho do ano passado. Costa Neto e a socialite moravam numa mansão em Brasília quando se desentenderam. Ela não quis sair do imóvel. Ele determinou que a luz da casa fosse cortada e ainda entrou com ação de despejo.

Quando a briga se tornou pública, a troca de farpas entre os dois rendeu à socialite uma penca de processo impetrados pelos advogados de Costa Neto. O ex-deputado já faltou a cinco audiências dos processos, o que tem atrasado a batalha jurídica. Com isso, poderá arrastar os processos até a campanha do ano que vem, quando pretende se candidatar. E até poderá argumentar que está processando a ex-mulher se alguma das denúncias feitas por ela for lembrada nas eleições.