Título: OS PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA DE DIRCEU
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2005, Nacional, p. A4

FUTURO: "Vou continuar na vida política sem mandato, sem poder ser eleito até 2016. Considero minha cassação uma violência. Respeito a decisão dos advogados. Meus advogados estão estudando o processo para ver o que fazer."

CASSAÇÃO: "Não fui cassado pelos erros meus, mas pelas minhas qualidades, pela minha atuação no governo. Cometi muitos erros, mas não fui cassado por eles. Não fui cassado por corrupção. Não sou corrupto. Tenho as mãos limpas. Minha cassação é política. O País todo sabe por que fui cassado."

DESEJO: "Queria ser julgado pelo Supremo e não pela Câmara dos porque eu era ministro."

SONHADOR: "Nunca pensei que seria cassado. Sempre pensei que seria inocentando. A gente tem de pensar assim. Quando eu estava preso, pensava todo dia em fugir. Sempre acreditei que teria entre 215 e 220 votos (ele teve 192). Sou um sonhador."

RENÚNCIA: "Não me arrependo de jeito nenhum por não ter renunciado. Minha vida sempre foi de riscos. Não me sinto vítima. A cassação gera uma dor pessoal, mas não vamos dramatizar isso."

DOR: "Meu mandato não é pouca coisa que perdi. Para mim, é valioso, é como se tivesse perdido a própria vida. Não pelo cargo. É uma dor que você não pode imaginar. Espero ter força suficiente na minha vida para superar isso."

CRISE: "A crise tem regras. Não sou idiota. Sou uma das razões da crise. Há denúncias de corrupção. Mas o PT está se recuperando, o governo também. A crise política tem um dado artificial, provocado pela oposição, que quer enfraquecer o governo Lula e vencer a eleição do ano que vem."

LIVRO: "Já comecei a trabalhar hoje cedo a minha nova vida, a vida de advogado. Também vou me reunir com o Fernando Moraes, que vai escrever o livro sobre meus 30 meses na Casa Civil. Não vou fazer um livro chapa-branca. Vou fazer o livro no limite. Tudo o que for necessário relatar, vou relatar. Mas é claro que não vou abrir segredos de Estado nem comprometer a segurança do Estado. Espero que o livro fique pronto o mais rápido possível. E que venda muito, porque vou precisar de renda."

SITUAÇÃO: "Sou ex-deputado, ex-ministro, ex-presidente do PT. Sou apenas José Dirceu."

LULA: "Quero reiterar o agradecimento ao presidente Lula. Ele disse a todo o País que eu era inocente e não havia prova contra mim. Ele teve posição de estadista. Não é verdade que o governo tenha tentado interferir. Nunca pedi ajuda ao governo ou ao PT."

INSÔNIA: "Numa situação destas, dormir já está muito bom. Tenho um vida controlada, comida, bebida, leitura, ginástica e não tomo medicação. Mas ninguém numa situação igual à minha dorme bem. Se dissesse que sim, seria mentira. Mas deu para o gasto."

IMPRENSA: "Acho que errei na minha relação com a imprensa. Minha relação não foi boa. A imprensa tem direito de investigar, mas a imprensa no Brasil tem tomado partido. Parte da imprensa está fazendo política. Acho que deveria expressar sua opinião nos editoriais. Houve editoriais que pediram minha cassação."

INOCÊNCIA: "Estou totalmente convencido da minha inocência e vou continuar lutando para provar isso. Continuarei lutando para readquirir meus direitos políticos. Foram tomados de forma violenta."

SEM MÁGOAS: "Não é postura aceitável de minha parte remoer mágoas. Não farei cobranças nem contas. Se tivesse feito isso na vida, estaria enfartado ou com uma crise renal."

BENGALA: "Só vou processar a pessoa que me agrediu covardemente, de forma vil, e que poderia ter me ferido seriamente, porque o instrumento (bengala) era pesado. Não cometamos o erro de incentivar o uso da violência na política. Ela se volta contra a democracia, contra todos."

CARGO: "Acho que já exerci meu papel na vida política. Não olho para trás, não volto ao passado. Só olho para a frente. Tenho consciência de que sou ex-deputado, ex-ministro, ex-presidente do PT."

QUEIXAS: "Ficarei cassado por oito anos. Só posso voltar a ocupar cargo eletivo em 2016. Não existe cassação política na Constituição. Isso é uma aberração. Quem quer instituir isso comete uma violência. Decidiram me cassar. Foi uma decisão política."

APOSENTADORIA: "Não vou me aposentar. Vou trabalhar. Vou transferir meus 11 anos de contribuição na Câmara para o INSS."

TRAIÇÃO: "Ninguém me traiu. Pelo contrário. Sou muito amado."

SUPERPODERES: "Nunca tive o poder que disseram que eu tinha. Tudo o que fiz, fiz autorizado pelo presidente Lula. Nunca sentei antes dele, nunca entrei na sala antes dele. Dizer que tinha mais poder que o presidente é uma afronta. Nunca chamei o presidente de Lula, mas de presidente."

ERROS: "Seguramente, cometi grandes erros para chegar onde cheguei. Deveria ter saído da Casa Civil no fim de 2004."

DELÚBIO: "O Delúbio Soares cometeu erros, está pagando por eles, foi expulso do PT. Eu fui contrário à expulsão. Queria só a suspensão. Mas perdi. Mas o Delúbio é uma pessoa honesta, de vida simples. Ele não pegou nada para ele."

SAÚDE: "Estou muito bem de saúde. Tenho 30 anos pela frente."

PALOCCI: "A oposição tenta desestabilizar e demitir o ministro Antonio Palocci há muito tempo. O objetivo da oposição é sangrar o governo. Espero que o Palocci resista. Ele é imprescindível para o Brasil. As denúncias contra o Palocci... Não vou falar sobre isso."