Título: Mea-culpa com jornalistas acaba em críticas à mídia
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2005, Nacional, p. A4

O ex-deputado José Dirceu (PT-SP) admitiu ontem que sua relação com os meios de comunicação durante os 30 meses em que foi ministro da Casa Civil foi muito complicada: "Não posso avaliar o governo, mas errei muito." Dirceu só concedia entrevistas em trânsito, quando participava de alguma solenidade. O governo, como um todo, adotou uma atitude fechada. Ao mesmo tempo, o ex-ministro criticou os meios de comunicação. Disse que seria bom para a democracia que os jornais assumissem suas posições políticas, mas nos editoriais, não nas reportagens. "A imprensa tem o direito de investigar. Mas não pode tomar partido. Parte da imprensa no Brasil está fazendo política."

Dirceu disse que um jornal pediu sua cassação, em editorial. Isso, para ele, é assumir uma posição correta, clara, transparente.

Por fim, afirmou que, pessoalmente, não tem críticas. "Sempre tive direito de resposta. Às vezes nem utilizei todos, porque era minha estratégia." Ele se queixou de Boris Casoy, apresentador do Jornal da Record, por ter apoiado o escritor Yves Hublet, que atacou Dirceu com uma bengala. "O comentário foi irresponsável."