Título: Petrobrás decide prorrogar contrato com agência de Duda
Autor: Rodrigo Morais
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2005, Nacional, p. A13

A direção da Petrobrás decidiu ontem prorrogar por um ano os atuais contratos com as agências de publicidade FNazca, Quê e Duda Propaganda, esta do publicitário Duda Mendonça, marqueteiro da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Os contratos se encerrariam amanhã. A decisão permite que as três continuem com as contas da estatal até o fim do governo Lula. O valor do contrato não foi divulgado pela Petrobrás. Este ano, o orçamento da estatal para publicidade foi de R$ 212 milhões. Cada agência recebeu 25% da verba. Os 25% restantes formam uma reserva administrada pela empresa.

Para justificar a prorrogação, a estatal alegou que "diante do longo prazo exigido por licitações desse gênero, a direção da Petrobrás decidiu aditar os atuais contratos até que a licitação seja concluída". Em nota curta, sem mencionar valores, a Petrobrás afirmou que a possibilidade da prorrogação do prazo dos contratos por até dois anos estava prevista na concorrência pública.

Os aditivos dos contratos têm uma cláusula de rescisão imotivada. Isso significa que, caso a nova licitação fique pronta antes do prazo de um ano, a estatal tem liberdade para encerrar os contratos com a FNazca, a Quê e a Duda Propaganda.

Preso em um clube que promovia brigas de galos, no Rio, em outubro do ano passado, Duda Mendonça é investigado pela CPMI dos Correios, onde já prestou depoimento. A comissão tenta descobrir a origem e ao destino de aproximadamente R$ 400 milhões que Duda teria movimentado no BankBoston nos últimos cinco anos.

Esta semana, Duda justificou a transferência de R$ 10 mil para o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, em 2003, como sendo o pagamento de uma aposta. Duda teria apostado com Delúbio que o candidato do PSDB à presidência em 2002, José Serra, não chegaria ao segundo turno naquela eleição.