Título: Comércio confia no digital 40% mais barato
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/11/2005, Nacional, p. B17

Preço da TV de plasma e das câmeras digitais caiu bastante em relação a 2004

Sonho de consumo da classe média , os produtos digitais estão com queda de preços de mais de 40%, em alguns casos, em relação ao ano passado e serão a maior aposta das grandes redes neste Natal. Uma TV de plasma de 42 polegadas da LG, que há um ano custava, em média, R$ 21,9 mil, no mês passado já era encontrada por R$ 11,2 mil, o que representa uma queda de preço de 48,71%, revela um levantamento feito com base em anúncios pela Shopping Brasil, especializada em pesquisa de varejo. Os preços das câmeras digitais, por exemplo, um dos objetos de desejo neste fim de ano, estão de 20% a quase 30% menores do que no mesmo período do ano passado. Para comprar um DVD, revela a pesquisa, o consumidor vai desembolsar, em média, de 13% a 21% menos em comparação com quem adquiriu o aparelho no ano passado.

A rede de hipermercados Carrefour, por exemplo, aumentou em 30% em relação ao Natal anterior as encomendas de câmeras digitais para o fim do ano. "Além de produtos sofisticados, temos nas prateleiras opções mais populares, por R$ 399", diz o diretor de Eletroeletrônicos da rede, Vanderlei Marafon. Os televisores de plasma e cristal líquido (LCD) também ganharam uma posição estratégica na loja da Marginal do Pinheiros, considerada modelo pela rede, que atende a um público de maior poder aquisitivo. "Dobramos os pedidos em relação a outubro", diz. "A TV de plasma e LCD é encontrada por R$ 9 mil e acredito que até o ano que vem, na Copa do Mundo, o preço caia para R$ 7 mil", diz.

O concorrente Extra, do Grupo Pão de Açúcar, também está preparado para um incremento de vendas antecipadas de televisores, por conta da Copa de 2006, principalmente de telas planas. Mas tem apostado alto em tecnologia. "Queremos ser referência nessa área", diz o diretor de eletroeletrônicos do Extra, Marcelo Bazzali. Ele lembra que, no fim de 2004, a oferta de câmeras digitais nas lojas era em torno de 15 modelos. Hoje são mais de 40 opções. Em unidades, ele espera um crescimento de mais de 70% nas vendas, comparado com o Natal de 2004. Os DVDs na rede tiveram uma queda de preços de 21% nos últimos 12 meses. A inflação no período está em torno de 5% (IPC-Fipe). A Casas Bahia, de janeiro a outubro vendeu 1,3 milhão de aparelhos, ante 850 mil em todo o ano de 2004.

Já os tocadores de MP3, em formato de música digital, pelo preço, ainda tem procura restrita. "Quando aumentar a presença de computadores nos lares, o MP3 ganhará mais espaço", diz o diretor do Carrefour.

O varejo também inicia uma guerra de promoções para as vendas de Natal. O Wal-Mart começou a parcelar câmeras digitais em 12 vezes sem juros. O Extra tenta fisgar o consumidor anunciando que neste fim de semana aceitará cheques pré-datados para fevereiro.

A queda nos preços dos importados e a evolução tecnológica que barateia custos são apontados pelo comércio e indústria como determinantes na redução dos preços. Segundo o presidente da Associação dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab, a queda do dólar ante o real favoreceu principalmente os eletrônicos que usam componentes importados, como DVDs e televisores. Os aparelhos de plasma e LCD estão nesta lista. Por enquanto, eles têm uma participação pequena no mercado, mas devem representar cerca de 3% do mercado brasileiro em 2008 e 40% do mercado mundial.