Título: Fóssil pode redesenhar história das aves
Autor: Herton Escobar
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2005, Vida&, p. A34

Novo espécime de `Archaeopteryx¿ confunde a separação entre pássaros e deinonicossauros, grupo que inclui o velociraptor

Um novo fóssil de Archaeopteryx ¿ o mais bem preservado até agora ¿ está forçando cientistas e produtores de Hollywood a rever seus conceitos sobre aves e dinossauros. A espécie é tradicionalmente classificada como a primeira ave a se diferenciar entre os dinossauros, cerca de 130 milhões de anos atrás, no fim do período jurássico. Se a interpretação dos pesquisadores estiver correta, entretanto, o Archaeopteryx não entrou para a história sozinho. Para que ele seja classificado como ave, todo um outro grupo de dinossauros também precisaria ser considerado como tal ¿ incluindo o ardiloso Velociraptor, dos filmes Jurassic Park. ¿Tomamos uma bela sacudida na árvore filogenética das aves¿, diz o pesquisador Luís Fábio Silveira, curador associado das coleções ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. O novo fóssil é descrito por pesquisadores da Alemanha e dos Estados Unidos na última edição da revista Science, publicada anteontem. O espécime é o 10º já descrito de Archaeopteryx e foi descoberto em algum lugar da Alemanha. Permaneceu ¿escondido¿ em uma coleção particular, até que foi recentemente comprado pelo Centro de Dinossauros de Wyoming, nos Estados Unidos. E caiu nas mãos dos cientistas.

Na placa de pedra, é possível ver claramente as impressões deixadas pelas penas do animal fossilizado. Mas não é isso que distingue o Archaeopteryx como ave. Cientistas acreditam que muitos dos dinossauros representados no cinema e em ilustrações como répteis com pele de crocodilo tinham, na verdade, o corpo coberto de penas. Entre eles os terópodes, grupo de dinossauros com pernas fortes e bracinhos curtos que inclui o velociraptor e o tiranossauro. ¿A presença de penas não serve como definição de aves desde a década de 40¿, afirma Silveira.

Uma das características distintas das aves modernas ¿ ausente no Archaeopteryx ¿ é o dedão virado para trás. ¿A ausência desse dedo do pé totalmente reverso coloca o Archaeopteryx fora do grupo das aves, como tradicionalmente aceito¿, explica Silveira. ¿Isso também mostra que ele não deveria ser estritamente arborícola, pois esse tipo de pé não é dos mais eficientes para uma ave se empoleirar ¿ o que vai levar, certamente, a discussões muito interessantes sobre o modo de vôo e os hábitos dos dinossauros empenados do jurássico.¿

Só que, em vez de desclassificar Archaeopteryx como ave, os pesquisadores optaram por uma proposta mais ousada: trazer para o galho das aves todos os deinonicossauros, ou dinossauros raptores (um subgrupo de terópode), com dentes e garras afiadas. O velociraptor e seus parentes mais próximos, nesse caso, passariam a ser classificados como aves. A proposta é baseada não apenas na ausência do dedão invertido, mas em outros detalhes do esqueleto tornados visíveis pelo belo estado de conservação do fóssil.

¿As aves, portanto, se definidas como um clado (grupo) que inclui Archaeopteryx e pássaros modernos, podem incluir também táxons (espécies) até então referidos como `deinonicossauros¿, alguns dos quais tinham penas de asa do tipo aviário totalmente desenvolvidas¿, dizem os cientistas. O autor principal do trabalho é o ornitólogo e paleontólogo alemão Gerald Mayr, do Instituto de Pesquisa Senckenberg.

¿Não vejo problema com isso¿, concorda Silveira. O estudo, segundo ele, reforça a relação entre aves e dinossauros. História que, aliás, é um dos temas centrais da exposição do Museu de Zoologia da USP, que a partir do dia 13 incluirá uma réplica de Archaeopteryx.