Título: Morto importante líder da Al-Qaeda no Paquistão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2005, Internacional, p. A25

Ministro de Informação do Paquistão diz que Hamza Rabia seria o número 3 ou 5 da rede de Osama bin Laden

ISLAMABAD - O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, confirmou ontem que um importante comandante da rede Al-Qaeda foi morto na região próxima à fronteira com o Afeganistão. Abu Hamza Rabia, um egípcio considerado um dos cinco principais comandantes da rede de Osama bin Laden e responsável pelas operações internacionais da Al-Qaeda, está entre os cinco militantes mortos na quinta-feira na explosão da casa em que eles estavam escondidos na região do Waziristão do Norte. Ontem, em visita oficial ao Kuwait, Musharraf disse que a morte de Rabia é 200% certa.Funcionários do governo paquistanês dizem que a explosão foi causada pelos explosivos que estavam armazenados para a fabricação de bombas, versão que foi contestada por moradores de casas próximas ao local. Segundo eles, um helicóptero disparou foguetes contra a casa no vilarejo de Mir Ali, cerca de 30 quilômetros da fronteira com o Afeganistão, onde estariam escondidos vários militantes radicais islâmicos.

O ministro de Informação do Paquistão, Rashid Ahmed, desmentiu que Rabia tenha sido morto em uma operação militar. ¿Ele era líder das operações internacionais da Al-Qaeda. Provavelmente ele era o número três ou cinco do grupo¿, disse Ahmed. Acredita-se que Rabia havia preenchido o lugar do líbio Abu Faraj al-Libi, que era responsável pelas operações internacionais da Al-Qaeda e foi detido em maio. Al-Libi era apontado pelos Estados Unidos como o terceiro mais importante líder da rede, depois de Bin Laden e de seu braço direito, Ayman al-Zawahiri.

¿Se Rabia tivesse sido capturado vivo, poderia ter levado as autoridades a Bin Laden e Zawahiri¿, disse Rohan Gunaratna, analista em segurança do Instituto de Defesa e Estudos Estratégicos de Cingapura. Gunaratna, autor do Livro Inside Al-Qaeda (Dentro da Al-Qaeda), suspeita que Bin Laden ainda esteja escondido na região do Waziristão. E se mais recursos forem usados, o líder do grupo terrorista pode ser morto ou capturado.

Segundo o ministro de Informação, os serviços de segurança estavam procurando por Rabia há algum tempo. Ele acrescentou que Rabia estaria envolvido nas duas tentativas de assassinato contra Musharraf em dezembro de 2003. Funcionários do serviço de inteligência disseram que Rabia escapou de um ataque das forças de segurança do Paquistão em 5 de novembro na mesma região. Oito pessoas foram mortas na operação militar, entre elas a mulher e os filhos de Rabia.

A morte de Rabia ocorreu um mês após um militante da Al-Qaeda ser morto e outro capturado na cidade de Quetta, sudoeste do Paquistão. O governo não confirmou a identidade dos militantes, mas a TV Al-Jazira, do Catar, disse que um deles era o sírio Mustafa Setmariam Nasar. Os EUA haviam oferecido uma recompensa de US$ 5 milhões por sua captura. Era Nasar quem treinava militantes da Al-Qaeda no Afeganistão para ataques com venenos e produtos químicos.

As forças de segurança do Paquistão, importante aliado dos Estados Unidos na luta contra o terrorismo, mataram dezenas de membros da Al-Qaeda nos últimos quatro anos, principalmente na região fronteiriça. Também prenderam vários líderes importantes da rede de Bin Laden e os entregaram aos EUA.