Título: Mercado de energia influencia açúcar
Autor: Eduardo Magossi
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2005, Economia & Negócios, p. B18

MUDANÇA: O fato de a produção de álcool e açúcar estar ligada pela mesma matéria-prima fez com que os preços do açúcar no mercado internacional ficassem mais vinculados aos preços de outras commodities de energia do que às próprias commodities agrícolas. "O fato de muitos participantes utilizarem o contrato de açúcar também para fixar o preço do álcool pode ter contribuído com este vínculo", explica Plínio Nastari, da consultoria Datagro.

Mas a principal influência, segundo ele, é que, a partir de agora, a produção de cana-de-açúcar tem de ser suficiente para atender a demanda por álcool e por açúcar. Em 2005, vários fatores fizeram com que os preços do petróleo e derivados subissem e a demanda por combustíveis alternativos aumentasse, principalmente o álcool. Isto fez com que, na safra 2005/06, a safra do Centro-Sul fosse mais destinada à produção de álcool que de açúcar. O mesmo é esperado para a safra 2006/07.

Na análise dos ganhos obtidos pelos futuros americanos de commodities no acumulado de janeiro a novembro de 2005, percebe-se o alinhamento do açúcar com as commodities de energia. O açúcar teve o quinto melhor resultado, com alta de 35,77%, depois do gás natural, com 89,81%; cobre, com 43,09%; e óleo de aquecimento, com 37,73%.