Título: 'Tem muita gente nervosa porque o fracasso virou sucesso', diz presidente
Autor: Tânia Monteiro e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2005, Nacional, p. A4

Em discurso na noite de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva queixou-se de que as "coisas ruins" ficam "martelando, martelando e martelando" na mídia, enquanto as realizações boas do governo aparecem pouco ou apenas um dia na imprensa. Ao participar da abertura da 5ª Conferência Nacional de Assistência Social, ele recebeu aplausos da maioria dos participantes do encontro e vaias isoladas. Estimada em cerca de mil pessoas, a platéia era formada por profissionais da área social de diversos Estados. Mesmo com a queda do PIB no terceiro trimestre divulgada na semana passada, o presidente demonstrou que mantém a auto-estima elevada. "Tem muita gente nervosa porque o fracasso (do governo) virou sucesso", disse Lula, referindo-se à política social. "Muitos imaginavam que esse governo não ia dar certo. 'Ele não sabe governar, não vai cuidar dos pobres e vai ser um fracasso'", completou o presidente.

"Nossos adversários ficam irritados quando comparamos dados", comentou Lula. E desafiou a oposição a comparar dados da área social do atual governo com os dos anteriores.

"Podem comparar o que quiser: aumento de doutores, aumento de recursos para agricultura familiar", disse. O presidente também comentou as vaias que vieram da platéia. "Muito mais que um discurso, o dia de hoje valeu não porque encontrei um grupo disposto a aplaudir ou vaiar o presidente", disse. "Encontrei aqui um grupo que está dizendo: presidente, independentemente do governo ou do partido, o que queremos é uma política para ajudar os pobres, e não para ajudar um partido ou um governo."

O presidente repetiu que, no atual governo, destinar recursos aos pobres não é um gasto, mas um investimento. Em seguida, observou que "é importante ouvir elogio quando é verdadeiro, da mesma forma é importante ouvir a crítica quando é verdadeira, e dar à critica a mesma importância que aos elogios."

Muitos assistentes sociais reclamaram, em conversas reservadas, do contingenciamento de recursos para programas como o de erradicação do trabalho infantil (PET). A secretária de Assistência Social de Uruguaiana, Elisabeth Brettas Felice, contou que a prefeitura de sua cidade só recebeu em 18 de novembro os recursos para os programas sociais de agosto e setembro. "Vaiar é um gesto democrático", disse Elisabeth que, no entanto, ficou em silêncio quando Lula subiu ao palco. Um dos organizadores do evento puxou um "Parabéns a Você" para o presidente. Lula fez aniversário em outubro. .