Título: Dirigentes do PT cobram há 1 ano ações para a classe média
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2005, Nacional, p. A5

Dirigentes petistas têm defendido, desde o ano passado, a realização de projetos governamentais de interesse da classe média. Na avaliação do partido, um dos motivos que levaram candidatos do PT a perderem as eleições municipais em cidades importantes, como São Paulo e Porto Alegre, foi justamente a dificuldade em atrair o voto da classe média. Na análise dos mapas eleitorais, especialmente na capital paulista, o comando do PT reconheceu no ano passado que não conseguiu ter os votos de que precisava dentro dessa camada. Depois da derrota nessas duas capitais, que eram administradas por prefeitos petistas, o partido passou a cobrar do governo medidas para evitar a repetição do problema nas eleições seguintes. O então presidente do PT, José Genoino, chegou a defender publicamente essa necessidade.

DESARTICULAÇÃO

Com a crise política, entretanto, o governo acabou se desarticulando inteiramente e o próprio PT viu sua estrutura de comando partidário ser destroçada pelo envolvimento nas denúncias de corrupção. Com essas mudanças, o tema classe média acabou saindo da agenda de prioridades do governo para retornar agora.

Além dessa proposta, os petistas acham que o processo de redução da taxa de juros pode contribuir para conquistar votos na classe média.