Título: Ex-tucano é preso com meia tonelada de cocaína
Autor: Geraldo Krunk
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2005, Nacional, p. A8

O candidato derrotado do PSDB para a prefeitura de Tupiratins (TO), Misilvan Chavier dos Santos, o Parceirinho, foi preso com meia tonelada de cocaína num avião. O traficante foi detido na sexta-feira, em Santana do Araguaia (PA). De acordo com as informações fornecidas pela Polícia Federal, ele pensava em lucrar R$ 400 mil com o transporte da cocaína, vinda da Colômbia. "Fiz uma primeira vez há três anos e pouco e resolvi fazer de novo, por questão de necessidade", declarou. Uma semana antes da prisão - após uma fuga ousada -, Parceirinho havia sido expulso pelo PSDB, que é dirigido no Tocantins pelo senador Eduardo Siqueira Campos. Nota distribuída ontem pela assessoria do PSDB ressalta que na eleição de 2004 - disputada por Parceirinho em coligação com o PMDB e o PT - não havia indícios do envolvimento do tucano com o tráfico ou outros crimes.

Ainda de acordo com relatos da Polícia Federal, Parceirinho teria dito que o dinheiro da venda da droga seria utilizado em nova campanha eleitoral que pretendia disputar no seu Estado, o Tocantins.

O abalo no meio político foi tão grande que nem a oposição explorou o episódio até agora. A estréia de Parceirinho na política ocorreu nas eleições de 2002, quando ele se candidatou a deputado estadual pelo PSL, obtendo 2.964 votos e a segunda suplência de sua coligação.

Parceirinho mostrou ousadia nas últimas ações. No dia 25 de novembro, ele foi rastreado pelo Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e, ao perceber que estava sendo seguido por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou numa pista em Tupiratins. O traficante abandonou a aeronave, com 57 quilos de cocaína a bordo e fugiu numa motocicleta.

POLICIAL

Na sexta-feira, Parceirinho tentou embarcar meia tonelada da droga - escondida em uma pista clandestina às margens do Rio Xingu, em Santana do Araguaia (PA). A Polícia Federal chegou antes e prendeu Elias Lopes Pimentel e Leocádio Lima Cruz, que declararam que a droga pertencia a Parceirinho. A cocaína, avaliada em R$ 60 milhões, teria como destino a Europa e Estados Unidos.

Cumprindo mandado de prisão expedido pela 5ª Vara da Justiça Federal em Goiânia, a PF prendeu em Palmas Flávio Martins Ferreira e Alexandrino dos Santos Sena e, em Guaraí, Germano de Souza Sobrinho, policial militar que guardou a moto usada na fuga. Todos os presos foram transferidos para Goiânia, onde corre processo contra Parceirinho. A droga apreendida está na PF em Palmas e se aguarda decisão judicial para incinerá-la.