Título: Doleiro promete contar tudo à CPI
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2005, Nacional, p. A10

Najun Turner sugere acareação com sócio da Bônus Banval

BRASÍLIA - Um dos doleiros envolvidos no valerioduto, Najun Turner quer falar o que sabe. Preso em São Paulo por evasão de divisas, ele é acusado de ter montado operações da Natimar e da Bônus Banval em favor de Marcos Valério Fernandes de Souza. A mulher dele, Deusa Maria da Costa Turner, contou ao Estado que o doleiro quer uma acareação com Enivaldo Quadrado, um dos donos da Bônus Banval. Quadrado afirmou à CPI dos Correios que o dinheiro do valerioduto na Bônus Banval foi investido pela Natimar, sob orientação de Turner.

O doleiro nega e quer apresentar evidências que desmontariam a versão da Bônus Banval para a história. "Ele sabe de coisas que vão mostrar o que aconteceu de verdade e qual a participação da Bônus Banval nisso", garantiu Deusa Maria.

Nas últimas semanas, ela chegou a sondar a CPI para saber qual a possibilidade de acontecer a acareação, mas não pôde levar boas notícias ao marido. Agora, o cenário pode ser outro. Com o avanço nas investigações sobre o braço do valerioduto nas corretoras, integrantes da comissão acham que a acareação pode ser marcada.

"Não é fácil conseguir articular isso, mas a acareação pode ser valiosa para os trabalhos da CPI", avalia o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), sub-relator de Movimentação Financeira da comissão.

Caso não seja possível fazer a acareação na CPI, uma alternativa é promovê-la na Polícia Federal. Delegados da PF também investigam a conexão do valerioduto com as corretoras e a lavagem de dinheiro.

Turner ficou famoso durante as investigações do Caso PC, no processo que culminou no impeachment de Fernando Collor.

Ele foi acusado pelo secretário particular do ex-presidente, Cláudio Vieira, de ter articulado a conhecida Operação Uruguai - artimanha financeira que explicava com um empréstimo originário do Uruguai o elevado padrão de vida de Collor e da mulher dele.