Título: MST queima casa e dois veículos em PE
Autor: Monica Bernardes
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2005, Nacional, p. A10

Cerca de 150 famílias ligadas ao Movimento dos Sem-Terra (MST) atearam fogo a um trator, a uma picape e a uma casa - que estava fechada - durante protesto no município de São José da Coroa Grande, localizado na Zona Mata Sul de Pernambuco, a 123 quilômetros do Recife. Acampados há três dias nas terras do Engenho Manguinho, os agricultores são, em sua maioria, ex-trabalhadores do engenho.

Segundo a coordenadora estadual do movimento na região, identificada apenas como Betânia, os agricultores reivindicam a desapropriação imediata da propriedade - de 1,6 mil hectares - e a conclusão das investigações sobre o assassinato do líder do MST na área, Josuel Fernandes, morto em novembro de 2004. Ainda segundo o Movimento dos Sem-Terra, as famílias estariam recebendo ameaças de morte de um suposto grupo de extermínio.

"Os pistoleiros foram pessoalmente avisar que, se a gente não for embora até amanhã (hoje), eles vão fazer o despejo em baixo de bala", comentou Betânia.

VISTORIA

De acordo com informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o engenho está falido desde 1998. Apesar disso, segundo o MST, as terras da propriedade teriam sido arrendadas a uma usina vizinha.

"Foi por isso que os trabalhadores, que há mais de dois anos estão acampados em áreas próximas, decidiram voltar para a propriedade. O proprietário sabe que o Incra está disposto a desapropriar o engenho por causa das dívidas deixadas pela massa falida e essa pode ser uma manobra para enganar o poder público, mas não vamos deixar que isso aconteça", avisou Betânia.

Segundo a superintendente estadual do Incra, Maria de Oliveira, a vistoria do Engenho Manguinho está prevista para fevereiro de 2006. À tarde, o promotor da Vara Agrária do Ministério Público Federal, Edson Guerra, esteve no local e conversou com as lideranças do movimento.