Título: Festa à base de pizza na noite em que Dirceu sofreu sua maior derrota
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - Na noite em que perdeu o mandato, José Dirceu recebeu perto de 40 pessoas em sua residência em Brasília, a maioria parlamentares da bancada do PT. Numa ironia involuntária, o cardápio da noite consistiu numa grande rodada de pizza encomendada num delivery próximo - exatamente aquele prato que se transformou numa metáfora sobre a impunidade dos políticos brasileiros. A pizza era oferecida em três tipos: calabresa, margherita e escarola. Conforme um dos presentes, o sabor era horrível - opinião que talvez possa ter sido influenciada pelos eventos que ocorriam no Congresso. Escolhido pela dona da casa, o vinho chileno foi bastante elogiado. Os convidados começaram as despedidas por volta das 2 da manhã.

O último dia de José Dirceu como deputado teve momentos dramáticos. Pela manhã, ele foi ao telefone para conversar com deputados. Para alguns, pediu apoio. Para outros, queria apenas se despedir. "Ele me ligou com a voz desanimada, o que me deixou preocupado já naquela hora", diz Roberto Brant (PFL-MG), na lista dos cassáveis depois de ter recebido R$ 100 mil sem nota da Usiminas. "Eu lhe disse que a luta ainda não estava terminada. Ele respondeu que gostaria de ter mais uma semana, que suas chances de virar o placar na Câmara aumentariam."

MORTADELA

À tarde, Dirceu redigiu o pronunciamento que faria na Câmara. Ele já vinha rascunhando frases, mas foi a primeira vez que dedicou um período inteiro ao texto. Quando sentiu fome, comeu um sanduíche de mortadela. No fim da tarde, o advogado José Luís Oliveira Silva foi a seu encontro. Os dois leram o texto do discurso.

Tarde da noite, Dirceu ficou satisfeito com o pronunciamento, lido na tribuna. Temendo criar qualquer pretexto que pudesse prejudicar a votação, desativou uma charanga de cabos eleitorais e militantes que pretendia ir a Brasília. Ainda deputado, deixou a Câmara antes que a contagem de votos fosse iniciada. Não pretendia acompanhar a votação passo a passo, mas antes mesmo de chegar em casa já telefonava para assessores para saber o placar.

"Aconteceu o que já era esperado", dizia ele, em casa, ao receber os cumprimentos. Não tinha lágrimas nos olhos nem dava qualquer sinal de grande emoção. Controlado, não parecia ter sofrido a maior derrota de sua vida.