Título: Para Iedi, 6 setores terão queda de produção no ano
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2005, Economia & Negócios, p. B5

REVISÃO: Sob o impacto do baque do PIB no terceiro trimestre, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) atualizou as projeções setoriais para o ano, segundo as quais haverá queda de produção entre -1,5% e -4% em seis setores (como borracha, têxtil, metalurgia básica, vestuário e calçados) e variações de -0,5% a 2,5% em sete áreas (dentre elas, mobiliário e máquinas e equipamentos). Em outros seis ramos, o crescimento será de 3% a 6% (incluindo perfumaria, material de limpeza e bebidas). Grandes crescimentos, de 6% a 16%, foram projetados pelo Iedi para as áreas de material de escritório e informática, edição e impressão, farmacêutica.

Trabalho inédito do Iedi ilustra o peso da indústria na evolução da economia. Nos 55 trimestres dos últimos 13 anos, houve crescimento do PIB acima de 4% em 22 deles - em todos a indústria cresceu acima deste patamar e em 20 a taxa foi maior que a do próprio PIB. Nos 11 trimestres em que se registrou queda da economia, ante igual período no ano anterior, em dez deles a indústria apresentou recuo, disse o diretor-executivo do Iedi.

"Em suma, a indústria ainda é quem alavanca a economia, inclusive pela interação com os demais setores. Seu crescimento propicia maior demanda por serviços. Em relação à agropecuária, não só fornece insumos e bens de capital, como também adiciona valor aos bens advindos do meio rural", registra o estudo. "Porém, da mesma forma que o setor industrial puxa o crescimento, também pode puxar a economia para baixo", conclui o documento.