Título: Microcrédito é tema de reunião de bancos
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2005, Economia & Negócios, p. B18

Hoje, os cinco bancos federais se reúnem para apresentar suas ações de bancarização e microcrédito voltado a pequenas empresas e população de baixa renda realizadas em 2005. O Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES apresentarão seus resultados e debaterão com representantes do governo possibilidades para 2006. A reunião acontecerá na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. O encontro faz parte do programa Banco Para Todos, do Ministério da Fazenda, que prevê aumentar o acesso da população e empreendedores aos serviços financeiros. Só em 2005, foram destinados R$ 2,1 bilhões ao programa.

O superintendente de Microfinanças do Banco do Nordeste, Stélio Gama, afirmou num debate, na semana passada, que tem certeza de que o microcrédito pode gerar emprego e renda, mas não acredita que ocorra uma formalização imediata das empresas. "Ele pode até crescer e ter condições de se formalizar, mas o pequeno empresário prefere ser atendido como pessoa física. É algo mais próximo do dia-a-dia, daquilo a que ele está acostumado. Talvez no futuro ele se sinta mais seguro para ser atendido como empresa." Ele defendeu a formação de grupos solidários - maneira como o banco tem difundido o crédito em comunidades menos favorecidas. "Forma-se um grupo de amigos que garantem o crédito deles. É uma forma dar acesso ao crédito, já que garantias reais não existem nesse meio."

Há no Brasil cerca de 15 milhões de micro e pequenas empresas, formais e informais. Apenas 2,5% delas usam serviços de microfinanças. "Falta informação, pois para um pequeno empresário, até US$ 100 fazem diferença. Esse valor em pipoca garante a vida de um pipoqueiro", diz Gama.