Título: Presidente pede juízo à oposição e diz que não dá `botinadas¿
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/11/2005, Nacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pregou ontem uma conciliação do governo e da oposição. Em rápida entrevista após inaugurar um açude em Arneiroz, no sertão cearense de Inhamuns, a 470 quilômetros de Fortaleza, ele pediu ¿juízo¿ na atual crise política e disse que ainda não é tempo de disputa eleitoral. ¿Nunca ataquei ninguém. Na verdade, sou um jogador leve e não dou botinadas¿, respondeu a uma pergunta se os ataques políticos de ambos os lados precisavam diminuir.

¿Se as pessoas querem brigar, que briguem. Agora, elas devem saber que o povo brasileiro precisa neste momento de tranqüilidade.¿ Na entrevista de cinco minutos, no meio de multidão que queria abraçá-lo e tocá-lo, Lula afirmou que os grupos e políticos que exageram nas atitudes durante a crise têm consciência dos exageros. ¿Só peço juízo às pessoas¿, disse ao ser questionado se estava propondo uma trégua política.

Antes, em discurso de improviso, o presidente já havia defendido o entendimento entre partidos mas evitou falar de reeleição. Depois, a uma pergunta se achava que seriam precisos mais quatro anos para ajudar o semi-árido, ele respondeu: ¿Acho que o Nordeste precisa de pelo menos 20 anos com governantes comprometidos.¿