Título: Vice dá apoio a Dirceu e é desconvidado por militares
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/11/2005, Nacional, p. A6

O apoio público do vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, ao deputado José Dirceu (PT-SP) provocou imediata e indignada manifestação do Clube de Aeronáutica. Em nota, o presidente da instituição, tenente-brigadeiro Ivan Moacyr da Frota, afirma que o pronunciamento causou um ¿profundo sentimento de decepção e espanto¿ e, por isso, diz-se obrigado a cancelar o convite que o clube havia feito a Alencar, para uma palestra aos 4 mil associados e convidados, dos clubes Naval e Militar. A mensagem, que o general Frota remeteu ao ministro da Defesa e que está disponível no site do Clube de Aeronáutica, ressalta que a iniciativa do vice-presidente ¿assume proporções mais dramáticas¿ por representar não só o posicionamento do Executivo como, principalmente, o das Forças Armadas. E questiona a inocência de José Dirceu.

¿Considerando que a pessoa defendida se configura, perante expressiva maioria da sociedade, como vértice de toda a tragédia política e moral, ora vivida pela Nação Brasileira, as declarações de V.Exa. soam, no mínimo, como uma expressão de triste leniência com os ilícitos a ele atribuídos por várias CPMI do Congresso Nacional¿.

A frase é uma reação às declarações feitas na quarta-feira por Alencar, em evento de desagravo organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria.

Na ocasião, Alencar afirmou que não estava convencido da culpa do deputado. ¿Até agora nada me convenceu de que José Dirceu tenha alguma culpa capaz de levá-lo a esta cassação. Então, vamos fortalecer a democracia, levando Zé Dirceu a esta vitória¿, declarou.

Procurado pelo Estado, o brigadeiro afirmou que a nota manifesta ¿o sentimento de todos os associados¿ e declarou que ¿fez o que tinha que ser feito¿.