Título: Australiano é executado na forca em Cingapura por tráfico de drogas
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/12/2005, Internacional, p. A32

O governo de Cingapura executou ontem um narcotraficante australiano, apesar dos repetidos pedidos de clemência do governo da Austrália e das manifestações de milhares de opositores da pena de morte. Nguyen Tuong Van foi enforcado na prisão estatal de Changi pouco antes do amanhecer. Minutos depois o sino de uma igreja em Melbourne, cidade natal de Nguyen, repicou 25 vezes, representando cada ano de sua vida. Nguyen nasceu em um campo de refugiados na Tailândia, mas tinha cidadania australiana.

Sua execução transtornou a Austrália, que aboliu a pena de morte em 1985.

Cerca de 420 pessoas foram enforcadas em Cingapura desde 1991, em sua maioria condenados por tráfico de drogas, indicou um relatório do grupo defensor dos direitos humanos Anistia Internacional. Esse número coloca Cingapura, de 4,4 milhões de habitantes, no topo do índice mundial de execuções relativo à população.

Na véspera da execução, o governo de Cingapura permitiu que a mãe de Nguyen segurasse sua mão, mas não autorizou o último abraço, apesar da solicitação especial do primeiro-ministro da Austrália, John Howard. Ele advertiu que a execução deve afetar as relações entre a Austrália e Cingapura, mas descartou a possibilidade de Camberra impor sanções ou um boicote contra a Cidade-Estado.