Título: 'Ele já entrou cassado em julgamento', diz Vladimir
Autor: Mariana Caetano, Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/12/2005, Nacional, p. A10

Companheiro e amigo do ex-deputado José Dirceu desde as manifestações estudantis dos anos 60, o ex-deputado Vladimir Palmeira (PT) lamentou a cassação do mandato do petista que, avaliou, "já entrou condenado" na sessão da Câmara que o sentenciou. Vladimir disse que Dirceu foi julgado politicamente, já que, em sua opinião, não havia nenhuma prova, do ponto de vista jurídico, para condená-lo. O fato de ter havido um julgamento político, salientou, não quer dizer que todos os parlamentares que votaram contra o ex-ministro o tenham feito da mesma maneira e pelos mesmos motivos.

"A direita votou contra o Zé Dirceu como um ataque contra o PT", afirmou Vladimir, que, ontem de manhã, disse não ter conversado com o amigo após a decisão da Câmara - anteontem, antes da votação, hipotecou sua solidariedade num telefonema para a mulher do ex-ministro, Maria Rita, em Brasília. "Mas nem todos votaram assim. Muita gente votou na perspectiva de que era preciso dar uma satisfação à opinião pública."

Ironicamente, apesar da amizade, Dirceu e Vladimir às vezes se confrontaram, como em 1998, quando o comando nacional do PT interveio na seção fluminense da legenda, para cassar a sua candidatura a governador e apoiar Anthony Garotinho, então no PDT. Vladimir é novamente pré-candidato ao governo do Rio pelo PT.

"A cassação do Zé Dirceu pode ter encerrado um capítulo político", disse ele, ressaltando, porém, que ainda falta investigar muita coisa. "CPI é muito boa para levantar as questões, para dar publicidade."