Título: Petistas vão à Justiça para cassar tempo do PFL na TV
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/12/2005, Nacional, p. A6

Enquanto o PT que governa tentava retomar o diálogo com o PFL, ontem à tarde, para acalmar o ambiente político, o PT de oposição radicalizava e pedia a punição desse partido, em ação apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral. O petista conciliador foi o ministro Jaques Wagner, das Relações Institucionais, que conversou ao telefone com o líder pefelista no Senado, José Agripino (RN). Do outro lado, a punição do partido de Agripino, sugerida ao TSE, foi uma reação aos ataques do PFL ao presidente Lula e ao seu governo, em programas e inserções em rádio e TV.

"O que pretendeu (o PFL) foi apenas desmoralizar o PT e atingir o presidente Lula, e para tanto, omitiu a responsabilidade daquela inescrupulosa propaganda", argumenta o texto entregue à Justiça Eleitoral. Como castigo, o PT sugere que seja cassado o horário pefelista na mídia no ano que vem.

Informado dessa iniciativa, o próprio Agripino ironizou. "O PT tem várias vozes. É um partido multifacetado. A gente não sabe com quem conversar." Para ele, contudo, Wagner representa a ala "light" do PT e o presidente do partido, Ricardo Berzoini, a linha mais dura. Na conversa entre ministro e senador, Wagner deixou claro que há vontade de estabelecer o diálogo e sentar à mesa com a oposição. Mas nenhum encontro ficou marcado.

O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), reagiu ao ataque petista ao seu programa na TV afirmando que as críticas foram "absolutamente válidas" e se baseiam em publicações na imprensa.