Título: Ele quer Fundeb ativo em 2006
Autor: Ana Paula Scinocca, Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/12/2005, Nacional, p. A5

Congresso 'deve aprovar logo novo fundo', pede presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem do Congresso a aprovação imediata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb). "Ou fazemos os deputados aprovarem o Fundeb com certa urgência para que ele comece a funcionar já no próximo ano, ou nós iremos fazer com que a população brasileira perca mais um ano de oportunidade para melhorarmos a qualidade do ensino fundamental", disse Lula, durante inauguração do Pólo Tecnológico da TIM, em Santo André, no ABC. Ao defender a proposta, Lula insistiu na necessidade de o governo dar aos jovens dos Estados mais pobres iguais oportunidades "que as crianças e adolescentes dos Estados mais importantes do Brasil, do ponto de vista financeiro, já tiveram".

Em discurso de improviso, ao lado dos executivos do Grupo Telecom Italia - controlador da TIM - Lula destacou que o País vive um momento em que "grandes definições precisam ser tomadas, pensando no Brasil que queremos nos próximos 15, 20 ou 30 anos". "Nós precisamos ter em mente que não existe coisa mais importante a fazer a não ser acreditar na formação intelectual e profissional da nossa gente."

O presidente falou ainda da necessidade de que todos estendam as mãos para quem não teve oportunidade e destacou a iniciativa da empresa, que contratou para seu call center jovens de até 23 anos. Para Lula, o País precisa de jovens com esperança. "É este o país que pode dar certo. Não é um país em que a gente acorda um dia com uma notícia ruim, no jornal, e acha que acabou o País. No outro dia, acorda com uma boa, pensa que salvamos o País. No outra dia, acorda com uma ruim e, outra vez, o País acabou. Não."

VAGAS

Mais tarde, ainda em Santo André, a educação voltou a ser o tema central do discurso do presidenteLula. Desta vez, ele participou do lançamento da pedra fundamental da Universidade do ABC. Criada em julho deste ano, vai oferecer, a partir do ano que vem, 19 cursos de graduação.

Segundo previsão do Ministério da Educação, no primeiro vestibular da universidade devem ingressar 500 alunos. Após a implantação plena do centro de ensino superior, estimado para 2008, a Universidade do ABC terá 20 mil vagas para cursos de graduação.

Apesar da cobrança de Lula em relação ao Fundeb, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que o "Congresso não tem se furtado a apreciar todos os projetos enviados".