Título: CPI deve aprovar hoje convocação de Palocci
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/12/2005, Nacional, p. A5

A CPI dos Bingos deve aprovar hoje a convocação do ministro Antonio Palocci (Fazenda) para depor. Ele ligou ontem para o presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), tentando adiar seu comparecimento para o ano que vem. Efraim não concordou e avisou que porá em votação o requerimento. A iniciativa do ministro surpreendeu e, ao que parece, foi a saída que encontrou ao constatar que os senadores da oposição aos quais costuma recorrer em momentos assim não concordam em dispensá-lo de ser ouvido pela CPI. O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que o único acordo existente era de Palocci comparecer sem ser convocado.

Na sessão de ontem da CPI, Efraim comunicou ao colegas que não concordava em adiar o depoimento de Palocci para o ano que vem. Explicou que poria o requerimento em votação porque o ministro não retornava suas ligações. "Tentamos, através da assessoria e do meu próprio telefone, esse contato, mas não foi possível", contou. "Não resta nenhuma posição a não ser esta. Faço isso em nome da transparência e da eficiência da comissão", argumentou.

Ele avisou que será votado um requerimento de convocação de sua autoria e não o que foi apresentado pelo senador Geraldo Mesquita (sem partido-AC). "Pedi à assessoria que preparasse o requerimento."

A iniciativa derruba o acordo entre parlamentares governistas e da oposição para que, em vez de ser convocado, Palocci combinasse com Efraim, por telefone, uma data para ir à comissão. O ministro teria ainda concordado em assinar documento dando às suas palavras os mesmo efeitos jurídicos de um depoimento convocado. Palocci ligou para o senador Tião Viana (PT-AC) para "se atualizar" domingo, segunda-feira e ontem. Em todas as vezes, segundo Viana, disse que iria procurar o presidente da CPI.

À noite, ele telefonou para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Explicou que nas duas últimas semanas ele esteve três vezes no Congresso, dando depoimentos, e por isso não gostaria de comparecer à CPI dos Bingos agora. Segundo o relato de Suplicy, o ministro lhe disse que, se por acaso a CPI não votar requerimento de sua convocação, ele prefere comparecer mais tarde, não agora.

TEMOR

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse estar preocupado com o desempenho de Palocci no depoimento à CPI. "Se for ruim, provavelmente deixará o ministério e ele pode ser, como já disse um deputado, o pau da barraca", alertou. "Nesse caso o populismo pode tomar conta da economia, com gastanças desenfreada."

Será igualmente ruim, avaliou Péres, se ele não depuser, porque passará à sociedade a idéia que houve "um grande conluio, um grande acordão". Para o senador, é necessário que Palocci compareça à CPI antes do recesso de fim de ano para prestar esclarecimentos sobre o suposto envolvimento de assessores nas denúncias de recebimento de propina pela prefeitura de Ribeirão Preto, no período em que ele foi prefeito.

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), acha que a atitude defensiva do ministro leva os membros da CPI à presunção de que sua vinda o atemoriza. "Ele corre o risco de sair como ex-prefeito de Ribeirão Preto omisso ou, então, cúmplice com a corrupção identificada nas suas gestões."