Título: Rebanho bovino do País cresceu 4,58% em 2004
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/12/2005, Economia & Negócios, p. B11

Apesar da aftosa, o avanço na sanidade animal em 2004 foi uma das responsáveis pelo aumento de 4,58% no rebanho bovino do País. Em 2003, o rebanho totalizava 195,5 milhões de cabeças, subindo para 204,5 milhões em 2004. Adriana Santos, técnica responsável pela análise da pesquisa Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disse que ainda não é possível prever se a febre aftosa vai reverter o progressivo crescimento do rebanho nos últimos anos, alavancado, sobretudo, pela expansão das fronteiras de pastagem e a conquista de mercados mundiais.

Ela lembrou que, até 1996, o rebanho no País era praticamente igual à população de pessoas, mas o descolamento foi crescente desde então. Em 2004, a população brasileira foi estimada em 180 milhões.

Mato Grosso conquistou a liderança no rebanho bovino no ano passado, com 12,67% do total do País, superando o até então líder Mato Grosso do Sul, agora no segundo lugar, com 12,09% do rebanho. Dos 10 principais municípios com bovinos no Brasil, oito estavam na Região Centro-Oeste em 2004.

De carona no aumento do rebanho, a produção de leite cresceu 5,49% em 2004, na comparação com 2003. O município de Castro, no Paraná, liderou a produção nacional, seguido de Ibiá (MG).

SOJA

O IBGE também divulgou ontem a Pesquisa Agrícola Municipal, revelando que cerca de 30% do valor da produção agrícola do País em 2004 derivou da produção de soja. O levantamento aponta que os avanços na produção da soja a partir da década de 80 estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias.

O município de Sorriso, em Mato Grosso, foi o principal produtor de soja em 2004, com 1,68 milhão de toneladas - 3,41% da produção nacional. Os técnicos do IBGE destacaram que o grande crescimento da produção de soja no Brasil nas últimas décadas proporcionou a expansão da fronteira agrícola para o cerrado brasileiro.

Os técnicos ressaltam que o Brasil tem as as melhores condições de atender ao crescimento da demanda mundial de soja, mas isso dependerá da sua competitividade. Para isso, além do empenho do produtor, o apoio governamental é indispensável, principalmente na abertura e integração de novas vias de escoamento da produção. Em 2004 a soja estava presente em 19 Estados. Roraima e Alagoas registraram produção pela primeira vez.

MADEIRA

Pesquisa da Extração Vegetal e da Silvicultura em 2004, divulgada ontem pelo IBGE, mostra queda ante 2003 na produção de todos os produtos madeireiros do extrativismo: lenha (-0,13%), carvão vegetal (-1,85%), madeira em tora em geral, incluindo a do pinheiro brasileiro nativo (-7,55%), madeira em tora do pinheiro brasileiro nativo (-21,12%) e nó-de-pinho (-23,47%).

Para o gerente da Pesquisa, Roberto Augusto Duarte, a queda está associada à melhora da eficiência da fiscalização ambiental nos planos municipal, estadual e federal e ao maior desenvolvimento dos processos industriais de aproveitamento da madeira, .

Segundo Duarte, há concentração da produção na Amazônia legal, especialmente no arco do desflorestamento. Entre os 20 principais municípios produtores, 16 estão no Pará, o principal Estado no setor. O maior município brasileiro produtor é Tailândia (PA), com 7,85% da produção nacional.