Título: Ganhos vão da redução de custos à prevenção de riscos
Autor: Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2005, Economia & Negócios, p. B20

RENOVAÇÃO: "As empresa estão dando um novo passo, no qual gerenciam suas ações de forma interligada. Se existem 10 projetos, ela consegue enxergar quais são os prioritários e pode até passar recursos de um para outro, o que não acontecia antes de forma planejada", diz Alcides Pietro, sócio-diretor da consultoria Proage. Ele foi o organizador da 5.ª edição do Seminário Internacional de Gestão de Projetos, coordenada pelo Project Management Institute de São Paulo (PMI-SP), que terminou ontem. O tema central foi a consolidação desta área. Ele conta que o gerenciamento de projeto concentra as boas práticas e ajuda as empresas a concluírem o que querem sem sustos no orçamento, menos tempo e até menos custo. "A grande conquista das empresas com bom gerenciamento de projeto é a previsibilidade que suas ações ganham, que dá muito mais confiança do que e de quanto será gasto", explica.

Pietro conta que o Brasil, aos poucos, está avançando na área, principalmente com o apoio do PMI, associação sem fins lucrativos. "Nele estão reunidos os melhores profissionais da área, que tentam organizar os conceitos e ampliar o conhecimento em gerenciamento de projeto nas empresas." O Instituto também dá a certificação PMP ( Project Management Professional), uma das credenciais mais reconhecidas nesta área. "Mas não adianta apenas isso, é preciso vivência e experiência em diversas situações", acredita.

Entre as características que ele cita como importantes para quem está na área estão a capacidade de organização e a habilidade de negociação e de se relacionar.