Título: Pesquisa revela melhores empregadores da América Latina
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2005, Economia & Negócios, p. B20

Quatro empresas do Brasil aparecem entre as 25 da lista da Hewitt e da 'América Economia'

Duas empresas peruanas e uma brasileira formaram o pódio da pesquisa dos melhores empregadores da América Latina, realizada pela Hewitt Associates e a pela revista AméricaEconomia. Dentre os 25 finalistas, que apresentaram as melhores práticas na área de recursos humanos, a primeira colocada foi a J&V Resguardo SAC, empresa de segurança peruana, seguida da Kimberly Clark do Peru e pela Thyssen Krupp Molas Ltda., do Brasil. Outras três empresas brasileiras figuraram entre os 25 finalistas: a Atlantica Hotels International Brasil (7ª), a Cisco do Brasil (24ª) e a Microsoft Informática (25ª).

O diretor-geral da divisão de consultoria da Hewitt, Carlo Hauschild, explica que, para escolher os melhores empregadores, foram analisadas as estratégias de negócios das empresas, o alinhamento do RH com essas estratégias e a opinião dos funcionários. "Depois, os questionários realizados foram entregues a um corpo de juízes - que não sabiam quais empresas estavam sendo analisadas -, e eles escolheram as melhores."

Cerca de 200 empresas de 20 países participaram da avaliação. O México teve o maior número de finalistas: oito. Segundo a pesquisa, todas as 25 finalistas apresentaram características em comum: liderança forte e acessível, práticas de recursos humanos, salário e reconhecimento, oportunidades de carreira e oportunidade de equilíbrio entre dedicação ao trabalho e vida pessoal dos funcionários. Nas finalistas, 77% dos funcionários disseram que a empresa atende às suas necessidades pessoais, enquanto nas demais empresas, esse número foi de 44%.

Duas empresas multinacionais emplacaram duas aparições na lista. A Microsoft (brasileira e mexicana) e a rede McDonald's (mexicana e venezuelana). "Para as multinacionais, é uma maneira de comparar seu desempenho, e certamente os braços em outros países serão beneficiados com a aparição na lista", diz Hauschild.

Ele explica que muitas multinacionais figuram na lista, dado os grandes investimentos que estão sendo feitos na área de gestão de pessoas destas empresas. "Mas a primeira colocada foi uma empresa local peruana, assim como outras, o que mostra que mesmo as empresas de alcance nacional estão fazendo um bom trabalho no relacionamento com seus empregados."