Título: Lula tropeça ao falar de juros e é socorrido por assessores
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/12/2005, Nacional, p. A4

Nos intervalos da terceira e última entrevista a emissoras de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exibiu um comportamento diferente. Nas duas ocasiões anteriores, ele conversava de forma descontraída com os jornalistas sempre que a transmissão era interrompida. Desta vez, o presidente se dedicou a repassar, com assessores, números e dados do governo. Lula se atrapalhou no ar ao afirmar que a taxa de juros vai cair. De início, falou que ela está em 18%. Depois, em 19%. Foi socorrido por um assessor, que colocou em sua frente um papel em que aparecia, em números grandes, o porcentual correto: 18,5%. "Ele tinha muitos papéis e muitos outros foram levados até ele", contou um dos entrevistadores.

Ao fazer a defesa dos princípios éticos deixados de lado pelo PT, o presidente ficou muito vermelho, gesticulou muito e chegou a bater a mão na mesa. Lula mostrou uma certa irritação, na avaliação de um dos entrevistadores, ao reiterar que não sabia dos erros cometidos pelo partido, assim como muitos pais não sabem o que se passa com os filhos em casa.

De acordo com um dos jornalistas, Lula também demonstrou impaciência ao ser questionado sobre a economia brasileira, cujo crescimento perceptível, na opinião do entrevistados, não corresponde ao que fala o presidente. Lula chamou o radialista de "pessimista". O clima da entrevista, porém, foi considerado "amistoso" pelos jornalistas.

Lula teve momentos de bom humor. Indagado se será ou não candidato à reeleição, o presidente riu e passou a mão no rosto antes de responder - tentando evitar o tropeção da primeira entrevista às rádios, na qual confirmou que seria candidato.

O presidente, que fumou duas cigarrilhas durante a entrevista, também falou da dificuldade que está tendo para emagrecer, sinal de que a tensão que enfrenta nos últimos tempos está afetando sua saúde. Confidenciou que "está andando todo dia, mas não o suficiente para emagrecer".