Título: Vice pára de cobrar e sai em defesa do partido
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/12/2005, Nacional, p. A7

Depois de encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva duas vezes nas últimas 24 horas, o vice-presidente José Alencar saiu ontem em defesa do PT: "Qualquer coisa que atinja o PT me atinge também, pois fui eleito pelo PT", disse. Na véspera, Josué, filho do vice e presidente da Coteminas, disse esperar que o PT pagasse a dívida com a empresa "o mais rápido possível". Alencar afirmou que o PT é "uma instituição admirável" e que qualquer instituição pode ter dificuldades momentâneas, "por erros cometidos por uma administração". O vice procurou defender a atual direção do PT, que, segundo ele, estaria "interessada em recuperar o prestígio do partido". Mas em relação à origem do dinheiro depositado na conta da Coteminas, Alencar disse que só o PT poderá dar a resposta. "Não tenho por costume fazer julgamento se é verdade ou se é mentira o que meu próximo falou ou não", desconversou, ao ser indagado se os recursos saíram mesmo do esquema de caixa 2 do valerioduto. "Só o partido (PT) sabe, eu não posso falar, pois é uma questão do partido", observou.

DESCULPAS

Alencar desculpou o PT: "Acho que, considerando as mudanças administrativas que aconteceram no partido, pode ser que tenha havido desconhecimento do que aconteceu", continuou, sem citar o nome de Delúbio Soares. A Coteminas, disse, atende a vários partidos e, no ano passado, muitos prefeitos encomendaram camisetas para a campanha eleitoral.

Ele adiantou, porém, que não acompanhou as vendas porque se desligou da empresa desde que assumiu a vice-presidência. Mesmo assim, se sente responsável pela Coteminas, que está sob o comando de seu filho Josué Gomes. "Eu sou o acionista controlador e, portanto, a responsabilidade é toda minha", admitiu.

CONTABILIDADE

Repetindo o filho Josué, o pai informou que a Coteminas entregou um recibo ao PT para que o partido fizesse o registro contábil do pagamento. "Nós não podemos fiscalizar a instituição (o PT) que é compradora, para saber se está escriturando, contabilizando a compra e os pagamentos", observou. "Por isso, a situação só pode ser esclarecida pelo PT."

O vice-presidente afirmou que não está aborrecido com a imprensa nem com as autoridades que estão investigando a denúncia do suposto uso de recursos de caixa 2 pelo PT para pagar a Coteminas. "A imprensa está cumprindo o seu dever de informar e as autoridades que estão investigando estão cumprindo o seu dever de investigar", concluiu.