Título: Força-tarefa vai apurar morte de líder do MST
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2005, Nacional, p. A21

Centenas de integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) fizeram ontem passeata em Maceió em protesto pelo assassinato do dirigente Jaelson Melquíades dos Santos anteontem. O vice-governador alagoano, Luís Abílio, recebeu de manhã líderes do MST e prometeu criar uma força-tarefa das Polícias Civil e Militar para investigar o crime. A cúpula da Secretaria de Defesa Social participou da reunião, em que foi discutido um plano de ação para conter os conflitos agrários no Estado. Jaelson, de 25 anos, foi atingido por cinco tiros na cabeça, no município de Atalaia, a 68 quilômetros de Maceió. Os dois pistoleiros fugiram numa moto.

"Esperamos que a Polícia Civil apure e coloque os responsáveis na cadeia", afirmou o coordenador do MST em Alagoas, José Carlos da Silva. Para ele, fazendeiros da região estão por trás do assassinato. José Carlos disse que só este ano foram mortos 18 militantes de movimentos sociais no Estado e nenhum mandante foi preso. "Este caso tem de servir de exemplo, porque hoje são os sem-terra, mas amanhã podem ser jornalistas, estudantes, qualquer um, pois a violência nasce da impunidade e cabe à Polícia Civil coibir estes acontecimentos."

O corpo de Jaelson foi liberado no fim da manhã e o velório, de acordo com José Carlos, será em Atalaia. Jaelson liderava cerca de 600 famílias de seis assentamentos e acampamentos na região. Sua mulher, Maria do Rosário dos Santos, disse a líderes do MST que ele vinha sofrendo ameaças de morte.