Título: CPI chama grupo de Palocci para acareação
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2005, Nacional, p. A14

Carlos Valente ficará frente à frente com Buratti, Poleto, Ruy Barquete e Ademirson

No rol dos preparativos para ouvir o depoimento do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a CPI dos Bingos promoverá na próxima terça-feira uma acareação entre seu secretário particular, Ademirson Ariosvaldo da Silva, três de seus ex-assessores na prefeitura de Ribeirão Preto - Rogério Buratti, Vladimir Poleto e Ruy Barquete - e com o empresário Carlos Eduardo Valente. Com exceção de Valente e Barquete, os outros já depuseram na comissão de inquérito. No requerimento de convocação, o relator da CPI, Garibaldi Alves (PMDB-RN), alega que os participantes da acareação apresentaram "versões contraditórias" sobre o episódio da renovação do contrato das loterias da Caixa Econômica Federal com a multinacional Gtech.

Sobre a convocação de Eduardo Valente, Garibaldi afirma que a sua presença é necessária na investigação da "participação nebulosa do Banco Prosper em decisões do Ministério da Fazenda". O relator lembrou que é atribuída ao empresário a iniciativa de aproximar os ex-assessores de Palocci e Ademirson - todos eles integrantes da chamada "República de Ribeirão Preto" - do Banco Prosper.

"Portanto, a acareação é de fundamental importância para elucidar de vez diversos pontos que mereceram atenção da CPI", justificou o senador.

ARGENTINA

O ministro da Fazenda passou o dia ontem na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina, acompanhado a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, ficou para a próxima semana o telefonema em que o presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB), conversará com Palocci sobre a data do seu depoimento.

Em princípio, Efraim disse esperar que isso ocorra antes do dia 10 de dezembro. Admitiu, porém, que poderá mudar de idéia, caso o relator leve adiante a estratégia de ouvir os responsáveis pelas investigações das denúncias ligadas à prefeitura de Ribeirão Preto antes do comparecimento de Palocci.

AÇÕES

O Ministério Público paulista prepara três ações por improbidade administrativa ligadas à gestão Palocci em Ribeirão Preto. Uma delas é sobre desvio de recursos da empresa Leão & Leão para abastecer caixa 2 do PT.

A segunda ação refere-se a uma licitação para compra de merenda escolar em Ribeirão, na qual constava um item inusitado: molho de tomate com ervilhas. O produto era oferecido por uma única empresa. Há ainda, denúncias de superfaturamento na coleta e varrição do lixo na cidade, além de obras superfaturadas ou inacabadas.