Título: Pelo terceiro ano, 'Estado' é o jornal mais admirado do País
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2005, Economia & Negócios, p. B12

Pesquisa que o Grupo Meio & Mensagem divulga hoje tem foco na credibilidade do veículo

Pelo terceiro ano consecutivo, O Estado de S. Paulo é o jornal mais admirado do Brasil, em pesquisa realizada pelo portal Meio&Mensagem Online, exclusivamente com assinantes do jornal desse grupo especializado em publicidade e comunicação. Coordenada pela Troiano Consultoria de Marca, a pesquisa é realizada desde 2000 e reflete também a visão dos profissionais de mídia, que, em suas agências de publicidade, avaliam o desempenho dos veículos na comunicação com os consumidores. O Estado conquistou 66 pontos no Índice de Prestígio da Marca, que vai de 0 a 100, a pontuação mais alta entre todos os jornais e veículos de outros meios avaliados, como revistas, rádios, internet, canais de TV aberta e TV por assinatura. A Rádio Eldorado, também do Grupo Estado, foi a segunda marca de maior prestígio no segmento rádio, de comunicação, empatada com a rádio Jovem Pan, num ranking liderado pela rádio CBN.

Para o diretor de Marketing do Grupo Meio & Mensagem, Marcelo de Salles Gomes, figurar na lista dos finalistas, na chamada Top 10, já é uma vitória para um veículo de comunicação, levando-se em conta que os eleitores são pessoas qualificadas e da área de comunicação e propaganda. "Vencer nessas condições é muito importante, principalmente porque o principal critério da avaliação dos jornais é a credibilidade, enquanto na internet é a inovação."

Salles Gomes acredita que o processo de renovação contínua do Estado, iniciado em outubro com nova programação visual e o lançamento de novos cadernos e suplementos, contribuiu para essa avaliação positiva.

O IPM obtido pela marca O Estado de S. Paulo também foi mais alto em relação ao meio revista, onde a liderança ficou com Veja (IPM de 55 pontos), seguida de Exame (46), Época (41), IstoÉ (40) e Carta Capital (39).

No meio internet, onde o principal atributo é a inovação, a liderança ficou com o UOL (IPM de 46).

Nos meios TV aberta e por assinatura mais rádio, diz Salles Gomes, os principais atributos são conteúdo editorial e programação. "Esses critérios são importantes para desempate e têm mais peso na avaliação dos meios." Ele realça a importância dessa avaliação, feita por 1.115 profissionais que tomam decisões que afetam o mercado de comunicação.