Título: Nos EUA, garrafa plástica é aposta para elevar vendas
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2005, Economia & Negócios, p. B10

YOUNTVILLE, EUA - A próxima grande novidade da indústria vinícola deve ser pequena, com tampa rosqueada e inquebrável. Garrafas plásticas com doses individuais já começam a aparecer nos supermercados, numa tentativa de conquistar novos clientes ao tirar o vinho das sofisticadas mesas de jantar e levá-lo para o ambiente informal dos piqueniques. Se uma dessas garrafas verdes cair acidentalmente, nenhum problema. "As pessoas adotaram um estilo de vida mais ativo, querem que o vinho faça parte dele e isso não era conveniente com garrafas de 750 ml que exigem abridores e taças", diz Tom Slone, gerente de marca da Beringer para a loja Stone Cellars, que vende embalagens de quatro garrafas inquebráveis de doses únicas desde o verão.

As novas garrafas de 187 mililitros fazem parte de uma tendência ampla na indústria que inclui vinhos em lata e caixas longa-vida. "As pessoas querem apreciar casualmente produtos refinados", diz Wilfred Wong, chefe de adega da Beverages & More, que vê as embalagens anticonvencionais crescerem com o sucesso de produtos enlatados como os vinhos Black Box. Não há muitos dados de vendas sobre garrafas plásticas, mas a categoria em geral, que inclui garrafas de vidro oferecidas em aviões, em lojas e supermercados, está indo bem.

As vendas de vinho em embalagens de 187 mililitros - na maior parte, de vidro - totalizaram US$ 68 milhões durante os 12 meses que terminaram em 22 de outubro, 22% acima do mesmo período no ano anterior, segundo dados da ACNielsen. Além disso, as vendas internas de vinhos aumentaram 9%, para US$ 3,9 bilhões, boa notícia para a indústria que teve colheita pobre em anos recentes.

As miniaturas da Stone Cellars são feitas com plástico durável desenhado para não ter gosto e odor. Parecem garrafas comuns em miniatura e carregam as mesmas variedades de uvas - chardonnay, pinot grigio, merlot e cabernet sauvignon - que a Stone Cellars coloca em suas garrafas regulares. Embalagens com quatro garrafas custam US$ 8. "Embora as pessoas procurem por tamanhos menores, elas querem embalagens que pareçam sofisticadas", diz Slone. "Não fazemos nada modernoso ou barato."

A Brown-Forman Corp. e a Virgin Vines, empresa que tem como um dos acionistas o milionário britânico Richard Branson, também estão entrando nesse mercado. Os vinhos da Virgin serão usados na companhia aérea de Branson, a Virgin Atlantic Airways - e têm o bônus de serem muito mais leves que as garrafas tradicionais.