Título: Corte de Saddam na mira de rebeldes
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2005, Internacional, p. A11

Grupo sunita aliado do antigo regime pretendia lançar mísseis hoje, no reinício do julgamento, contra edifício do tribunal, diz governo

BAGDÁ - As forças de segurança iraquianas desbarataram ontem um plano de rebeldes árabes sunitas para atacar o edifício do tribunal especial encarregado de julgar o ex-ditador Saddam Hussein e sete de seus assessores, informou o governo num comunicado. Pelo plano, o ataque seria lançado hoje, quando será retomado o julgamento - suspenso na semana passada. O comunicado assinala que membros de um grupo denominado Brigadas da Revolução de 1920 planejavam disparar mísseis de fabricação soviética contra o prédio do Tribunal Especial Iraquiano, situado na superprotegida Zona Verde, no centro de Bagdá. Nessa região ficam a sede do governo iraquiano, o QG das forças de ocupação e a Embaixada dos EUA. Não há informações sobre prisão de envolvidos e não foram apresentados mais detalhes sobre o complô.

Poucas vezes os rebeldes conseguiram penetrar na região central e, mesmo assim, não provocaram grandes danos. Mais freqüentes costumam ser os atentados suicidas ou ataques com granadas propelidas por foguetes contra os postos de triagem das pessoas e veículos, na entrada da Zona Verde.

A audiência de hoje será a terceira desde o início do julgamento, em outubro. Todos os oito réus estão sendo julgados pelo assassinato de mais de 140 pessoas na aldeia xiita de Dujail, em 1982, após um fracassado atentado contra Saddam, no momento em que sua comitiva passava pela área. Até cinco testemunhas devem depor hoje. Saddam e assessores também serão julgados por outros crimes, cuja investigação está em andamento.