Título: Marta diz que Lula não vai interferir
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2005, Nacional, p. A8

Na avaliação da ex-prefeita, presidente ficará neutro na disputa com Mercadante

Um dia depois de terem lançado suas pré-candidaturas ao governo de São Paulo, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, e a ex-prefeita da capital Marta Suplicy reafirmam, em clima sutil de troca de farpas, a disposição em disputar a sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB). E colocaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como anteparo. Enquanto Mercadante destacou a importância da preferência de Lula - ele é o favorito do Planalto para representar o PT na eleição - Marta afirmou não crer na interferência do presidente. Para ela, Lula perdeu, no encontro que teve com ela na semana passada, a oportunidade de pedir que ela abrisse mão da disputa. "Ele (Lula) teve a oportunidade de fazer, e não o fez", disse. "O presidente falou que vai se manter com distância e, no partido, não vai bem imposição."

Em relação ao desejo de Lula de que não haja prévias no partido em nenhum lugar do País, Marta, que tem confiança de ser a preferida da militância, afirmou que o presidente sabe "mais do que todos nós" respeitar o desejo dos petistas. "O presidente, da mesma maneira que sabe que prévia pode virar uma coisa sangrenta, também sabe que é preciso ter respeito pelo partido", afirmou.

Já Mercadante destacou que Lula "sempre opinou sobre essas questões". "São Paulo é o maior colégio eleitoral, vai ter fator decisivo na disputa nacional", comentou. É quase certo que Lula disputará a reeleição, apesar de o presidente ressaltar que só decidirá se concorrerá novamente à Presidência em março.

"A opinião dele (Lula), tenho certeza, será considerada pelo respeito, credibilidade, prestígio e liderança que ele tem no partido", insistiu. Enquanto nem Marta nem Mercadante mostram disposição em abrir mão da corrida rumo ao Palácio dos Bandeirantes, o PT paulista fixou ontem o dia 7 de maio como data para a realização das prévias. O prazo para registro das candidaturas termina em 20 de março.