Título: Defesa acha estranho que a imprensa já saiba da intimação
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2005, Nacional, p. A4

Ex-deputado, em encontro do PT, reclamou do fato de a CPI dos Bingos estar investigando a morte do prefeito Celso Daniel

O advogado do deputado cassado e ex-ministro José Dirceu, José Luís de Oliveira Lima, classificou como "esquisita" e "estranha" a decisão do Ministério Público de se valer da perda de foro privilegiado de Dirceu - por conta da cassação - para decidir convocá-lo a prestar esclarecimentos sobre as denúncias de esquema de corrupção em Santo André. "É muito estranho o Ministério Público primeiro falar (da intenção de convocar Dirceu) com a imprensa e só depois formalizar a convocação. É muito esquisito", afirmou. Apesar do comentário, o advogado informou que seu cliente "não tem nenhum problema" em prestar esclarecimentos. "Estamos à disposição. Vamos esperar a intimação", disse. "O Dirceu vai prestar depoimento desde que seja convocado pela autoridade competente."

Ontem, Dirceu não quis falar. Deixou a tarefa para o advogado. Mas no sábado, quando participava do 16.º Encontro Estadual do PT, em São Paulo, reclamou do rumo das investigações sobre o seqüestro e o assassinato de Celso Daniel. O alvo das críticas, no entanto, não foi o Ministério Público, mas a CPI dos Bingos.

FUNÇÃO

Para Dirceu, "não é papel, não é legal nem constitucional que a CPI dos Bingos investigue" o assassinato do prefeito de Santo André, classificado de "brutal, vil e covarde" por ele. "Devemos apoiar as investigações", discursou, destacando, porém, que elas não são função da CPI dos Bingos.

"Denúncias de crime, como é o caso do assassinato do companheiro Celso Daniel e do Toninho (prefeito de Campinas assassinado em 2001), precisam ser investigadas e os responsáveis processados e punidos", afirmou ele. "Agora, luta política contra nós não podemos aceitar."

"A tese de que foi um assassinato político não se sustenta até agora. Não se sustenta. Não há indícios, prova, confissão de crime político", disse. Dirceu reclamou ainda do comportamento da direita - que estaria, segundo ele, criminalizando o PT. "Querem realimentar na sociedade que nós somos uma organização criminosa."