Título: Mara Gabrilli depõe na CPI dos Bingos amanhã
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - No depoimento que fará amanhã à CPI dos Bingos, a secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, Mara Gabrilli, dará detalhes da conversa em que pediu ao presidente Luiz Inácio Lula que decretasse uma intervenção em Santo André para acabar com o esquema de corrupção montado na cidade. Segundo ela, Lula disse na ocasião que iria averiguar a denúncia, mas nada vez. O episódio foi citado pela primeira vez no depoimento da irmã de Mara, a empresária de transporte urbano Rosângela Gabrilli. Em janeiro de 2002, cinco dias após o assassinato do prefeito Celso Daniel, ela denunciou o esquema ao Ministério Público. Rosângela disse que ela e outros empresários eram obrigados a pagar um mensalão para abastecer o caixa 2 do PT. Segundo ela, o Expresso Guarará de sua família pagava R$ 40 mil por mês para manter as linhas em funcionamento. Ela responsabilizou pelo esquema o secretário municipal Klinger Luiz de Oliveira, o empresário Ronan Maria Pinto e o Sérgio Gomes da Silva, o Sombra.

Mara, que é tetraplégica, contou que, no dia 23 de março de 2003, foi recebida pelo presidente Lula em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. "Contei como era o esquema, quem cobrava propina", disse. Segundo ela, Lula disse que iria averiguar a denúncia, mas não deu mais notícias.

BANANA

Hoje, a CPI dos Bingos, o Ministério Público e a delegada da Polícia Civil que preside o inquérito do assassinato do prefeito Celso Daniel, Elisabeth Sato, ouvem, em caráter sigiloso, um traficante identificado como Banana. Segundo nova testemunha localizada pela comissão na semana passada, ele teria sido, ao lado de Sombra, um dos mandantes do crime. O depoimento de Banana será realizado em São Paulo.