Título: Para ministro, estava em jogo credibilidade do País
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/12/2005, Economia & Negócios, p. B7

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse ontem que a decisão de anunciar a descoberta de um foco de febre aftosa no rebanho do Paraná foi a melhor alternativa para o País. "Com certeza foi o melhor para o País, não obstante ter enorme pesar pelos problemas que o setor privado do Paraná pode vir a enfrentar." Rodrigues afirmou ter levado em conta a credibilidade brasileira no mercado externo. "Pesei muito isso, mas diante dos argumentos da área técnica não havia outra medida a tomar, inclusive em nome da credibilidade externa da defesa sanitária brasileira", disse.

Na última terça-feira, o Ministério da Agricultura confirmou um foco da doença em fazenda localizada no município paranaense de São Sebastião da Amoreira, depois de um mês de informações desencontradas. Os técnicos do ministério suspeitavam da existência do foco, mas os exames davam resultado negativo.

Os testes foram repetidos e, durante o processo, técnicos do governo do Paraná e do governo federal trocaram acusações. O Paraná acusou o Ministério da Agricultura de propor um acordo pelo qual o Estado reconheceria a existência da doença. Técnicos do ministério disseram que o Paraná havia enviado amostras fraudadas para os exames. Tudo isso colocou em risco a credibilidade do sistema de defesa sanitária nacional, que segue rigorosos padrões internacionais.

Um possível foco da doença no rebanho do Paraná foi investigado pelo governo federal por mais de um mês. Com o caso do Paraná, subiu para 29 o total de registros da doença no País neste ano. Os outros focos foram descobertos no sul do Mato Grosso do Sul.