Título: Antecipação da alfabetização não está definida
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/12/2005, Vida&, p. A12

Ainda há dúvidas de como deverá ser o programa pedagógico do novo 1.º ano do ensino fundamental, caso o projeto seja aprovado. Segundo o MEC, o currículo será discutido e incluirá alfabetização e brincadeiras, mesclando a educação fundamental e a infantil. Já o educador Arthur Fonseca Filho, do CNE, acredita que nada mudará. A nova série seria igual à última da pré-escola, onde as crianças de 6 anos estão hoje. "A proposta precisa ser lúdica. Muitas não estão preparadas para a alfabetização nessa idade", diz a especialista da Universidade de São Paulo (USP), Marieta Nicolau. Em Minas, um dos 12 Estados em que já há ensino fundamental de nove anos, a alfabetização começa mais cedo. "O processo é feito com mais calma. A criança inicia a leitura no 1.º ano e ganha autonomia no 3.º, aos 8 anos", diz a secretária de Educação, Vanessa Guimarães Pinto. Segundo ela, 65% dos alunos que ingressaram aos 6 anos no fundamental em 2004 já lêem corretamente.