Título: Ministro da Defesa deixa o Likud
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/12/2005, Internacional, p. A10

Shaul Mofaz anuncia que vai integrar o novo partido de centro do primeiro-ministro Ariel Sharon

O ministro da Defesa de Israel, Shaul Mofaz, anunciou ontem sua saída do Likud para integrar o Kadima, o novo partido de centro do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon. Mofaz culpou a direção do Likud por sua decisão, dizendo que a sigla foi seqüestrada por "extremistas de ultradireita". "Quando ficou claro que o movimento Likud estava se tornando um partido extremista, decidi que esse não era o meu caminho", declarou Mofaz.

No entanto, há suspeitas de que o real motivo de sua deserção seja uma pesquisa, divulgada no fim de semana, posicionando-o muito atrás do ex-primeiro-ministro Benyamin Netanyahu e do ministro do Exterior, Silvan Shalom, na disputa para se tornar o candidato do Likud para chefiar o governo.

Ao formar o Kadima há um mês, Sharon tentou persuadir Mofaz a acompanhá-lo, mas na ocasião o ministro da Defesa rejeitou a oferta para concorrer pela liderança do Likud.

Sharon decidiu formar o Kadima após concluir que os "rebeldes" do Likud, que tentaram prejudicar o plano de retirada de Gaza em agosto, trabalhariam para bloquear quaisquer iniciativas futuras de paz com os palestinos.

A saída de Sharon deixou o Likud, que dominou a política israelense durante boa parte das últimas três décadas, em frangalhos. Muitos de seus parlamentares e quase todos seus principais ministros seguiram o primeiro-ministro, incluindo o presidente do partido Tzachi Hanegbi, que se refugiou no Kadima na semana passada dizendo que Sharon representava a melhor chance de paz com os palestinos.

Em 1.º de dezembro, o prêmio Nobel da Paz Shimon Perez anunciou sua saída do Partido Trabalhista, depois de quase quatro décadas para apoiar Sharon nas eleições de março.