Título: País se prepara para eleições
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/12/2005, Internacional, p. A9

Fronteira é fechada e toque de recolher, ampliado

A partir de amanhã, as fronteiras iraquianas serão fechadas, não será possível viajar de uma província para a outra e o toque de recolher terá um acréscimo de três horas. As informações anunciadas ontem pelo governo iraquiano são parte da preparação para as eleições parlamentares de quinta-feira. Ontem foi mais um dia de violência no Iraque. Um comitê eleitoral explodiu a 20 quilômetros de Samarra. Enquanto isso, a campanha eleitoral seguia num estilo bem iraquiano. Vistosos comerciais de televisão com duração de 30 segundos são exibidos durante todo o dia, mostrando os candidatos que prometem solenemente acabar com o terrorismo e recuperar a economia.

Depois de colocar mais de 100 mil cartazes por todo o Iraque para promover seu partido político, Hamid Kifai descobriu que todos eles haviam sido rasgados, mesmo os pregados na frente do quartel-general da sua campanha.

Em certo sentido, é a primeira disputa política completa desde a queda de Saddam Hussein. Os árabes sunitas, que em grande parte boicotaram a eleição de janeiro, agora estão fazendo uma campanha acirrada e a expectativa é que o comparecimento dos eleitores seja alto. No total, 226 grupos disputarão as eleições com mais de 7 mil candidatos. O plano dos EUA de reduzirem o número de soldados vai depender do sucesso deste esforço.