Título: Sem poder pescar, ribeirinhos ganham ajuda financeira
Autor: Liège Albuquerque
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/12/2005, Vida&, p. A18

SEGURO MENSAL: O defeso é o período de quatro meses, que vai de novembro até março, durante o qual a pesca de algumas espécies de peixe fica proibida no Amazonas. O objetivo é protegê-las durante o período de reprodução. Como compensação, os pescadores prejudicados, que precisam ser cadastrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), ganham um seguro mensal, equivalente a um salário mínimo. Cerca de 14 mil, dos 27 mil pescadores do Estado do Amazonas, já estão cadastrados para receber o seguro-defeso e habilitados a receber a primeira parcela neste mês.

Uma das espécies de peixe mais importantes, o tambaqui, é protegido entre 10 de outubro e 31 de março. Outros peixes - como pirapitinga, curimatã, mapará, sardinha, pacu e aruanã - não podem ser pescados de 15 de novembro a 15 de março.

A pesca do pirarucu também é proibida no Amazonas durante boa parte do ano - estando livre, no entanto, em áreas de manejo.

Em outubro, o secretário nacional da Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, prometeu, em Manaus, estender o seguro-defeso de quatro para até seis meses, mas a medida, até agora, não saiu da promessa.