Título: Mercadante faz apelo por unidade petista em SP
Autor: Flávio Leonel
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/12/2005, Nacional, p. A9

O senador e pré-candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, defendeu ontem a construção de um "pacto de unidade" no partido para evitar a prévia e o desgaste interno na definição do representante da legenda à sucessão do governador Geraldo Alckmin, em 2006. Em entrevista à Rádio Eldorado, reiterou que o PT adote mecanismos de aferição para construir o consenso em torno de seu representante. Segundo ele, pesquisas que apontam favoritismo, menor rejeição e o maior potencial eleitoral, além de consultas às bancadas e às instâncias partidárias podem permitir que este consenso seja alcançado. "Acho que um pacto de unidade nesta direção seria muito importante, especialmente pelas dificuldades que o partido atravessa. E seria uma demonstração de maturidade", disse o líder do governo no Senado, que já tem como adversária na disputa a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Mercadante adotou o mesmo discurso do presidente Lula, que já manifestou aos pré-candidatos sua preocupação com a provável luta fratricida pela candidatura.

Mercadante ressaltou, porém, que as prévias são uma "prerrogativa estatutária". "Elas (as prévias) são democráticas, todos os filiados podem votar e nós também. Em última instância, se tivermos a prévia, devemos fazer uma campanha construtiva, sem qualquer tipo de ataque, basicamente apresentando, cada um, a sua visão sobre o governo. E aí nós teremos uma festa democrática da militância", disse. "Em qualquer cenário vou trabalhar na linha de construir a unidade."

Para o senador, a militância petista será mais decisiva que qualquer liderança, em caso de realização das prévias. Há um sentimento de renovação política no Estado, disse ele, que traz a possibilidade de o PT ter bom desempenho na eleição paulista.