Título: PF ouve Delúbio hoje sobre pagamento à Coteminas
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/12/2005, Nacional, p. A7

A Polícia Federal intimou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para depor, a partir das 14 horas de hoje, sobre o pagamento de R$ 1 milhão à Coteminas, empresa do vice-presidente José Alencar. Ele terá de explicar a origem do dinheiro, entregue à empresa em espécie, em maio, poucos dias antes de eclodirem as denúncias de corrupção e do esquema de caixa 2 no PT, capitaneado por Delúbio e pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, dono de empresas de publicidade que atendiam ao governo federal e a empresas estatais. O depoimento foi confirmado pelos advogados de Delúbio. A PF quer saber se o dinheiro pago à Coteminas veio do caixa 2 operado por Valério ou de alguma outra fonte não contabilizada. Se as explicações do ex-tesoureiro baterem com as que foram dadas ontem pelo presidente da empresa, Josué Gomes da Silva, filho de Alencar, esse capítulo será dado por encerrado e incluído como mais um caso de caixa 2 no PT.

Anteontem, mudando a sua versão para o fato, Delúbio disse que o pagamento foi feito em espécie e saiu de uma reserva de caixa 2 do partido. Antes, ele havia afirmado que o dinheiro foi registrado na contabilidade das finanças do PT, mas o partido negou.

Em depoimento à PF anteontem, Josué explicou que o pagamento faz parte de uma dívida de mais de R$ 12 milhões que o PT tem com o partido, pela confecção de 2,75 milhões de camisetas de campanha. Ele disse que não vai cobrar a dívida na Justiça porque tem certeza de que o partido honrará o compromisso. Mas, desta vez, acha que virá dinheiro limpo.