Título: Convocação de Palocci deve ser votada hoje
Autor: Diego Escosteguy
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/12/2005, Nacional, p. A9

A convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para depor na CPI dos Bingos deverá ser aprovada hoje. O requerimento de convocação - apresentado pelo presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB) - receberá provavelmente o voto de apoio dos oito senadores da oposição que integram a CPI. Os sete governistas vão votar contra, com o argumento de que o ministro deveria ser convidado, e não convocado. Ainda que o pedido seja mesmo aprovado, Palocci só vai comparecer à CPI depois da virada do ano. Já houve um acordo para que o ministro fosse "espontaneamente" à comissão. Pelo combinado, o ministro deveria acertar a data de seu comparecimento no dia em que Efraim lhe telefonasse. Mas deu tudo errado: além de não responder às ligações do senador, Palocci, quando foi encontrado, se limitou a dizer que preferia ver o requerimento submetido a votação. Com isso, terminou irritando até mesmo os parlamentares da oposição que costumam defendê-lo contra o chamado fogo amigo dos petistas.

A expectativa do ministro era a de que o requerimento fosse rejeitado, com o voto do representante do PDT, senador Augusto Botelho (RR). Botelho chegou a anunciar seu apoio a Palocci, mas ao que parece mudou de idéia depois de levar um "puxão de orelhas" dos colegas do partido.

"Ele está ciente que a sua posição deve ser a da bancada, pela convocação do ministro", alertou o líder Osmar Dias (PDT-PR). "Até porque, se não for assim, todo mundo sabe que o ministro não virá."