Título: Encontrados mais 13 prisioneiros torturados
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/12/2005, Internacional, p. A13

O governo iraquiano disse ontem que 13 prisioneiros encontrados em outra prisão em Bagdá controlada pelo Ministério do Interior apresentavam sinais de tortura e maus-tratos. A admissão, dias antes das eleições parlamentares de quinta-feira, deve embaraçar os partidos políticos da coalizão governista, principalmente o xiita - que controla o Ministério do Interior. O governo iraquiano tem sofrido pressões por seus abusos contra os direitos humanos desde que as forças americanas encontraram um bunker secreto controlado pelo Ministério do Interior no mês passado. No bunker estavam 173 prisioneiros, muitos dos quais disseram ter sido agredidos, torturados e privados de alimento. A maioria dos que estavam no bunker era árabe sunita e o incidente provocou tensões sectárias no Iraque.

Os árabes sunitas, que representam cerca de 20% da população do Iraque e tiveram seu poder retirado desde a queda de Saddam Hussein, têm acusado o governo de patrocinar milícias armadas de árabes xiitas.

No mais recente caso de abuso, em uma investigação ordenada pelo primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari, inspetores do governo e as forças americanas descobriram na sexta-feira 13 prisioneiros, em uma prisão com 625 detentos, que sofreram maus-tratos e tiveram de receber atendimento médico.

O gabinete de Jaafari disse que uma investigação foi ordenada para estabelecer se os detidos estavam sofrendo maus-tratos sob custódia do governo e indicou que, se for o caso, punirá os responsáveis.