Título: Vendas têm alta de até 10% nos shoppings
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/12/2005, Economia & Negócios, p. B7

Lojistas de shoppings comemoraram no fim de semana um crescimento de 8% a 10% nas vendas em relação a igual período de 2004. Já o comércio de rua foi afetado pela chuva no domingo. Dados da Associação comercial de São Paulo (ACSP) mostram que entre os dias 1º e 10 as consultas para vendas à vista cresceram 6% ante o mesmo período de 2004 e os negócios a prazo tiveram alta de 2,4%. "O crediário perdeu a força", afirma o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos.

Mas grande aposta dos comerciantes neste ano é o parcelamento no cartão de crédito sem acréscimo e as prestações nanicas, de baixo valor, que abrem a possibilidade de comprar produtos mais caros. Só a rede CompreBem, do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo,vendeu neste fim de semana 1.500 televisores nas 166 lojas.

Segundo a rede, que não tem tradição nos eletrônicos, a saída para impulsionar as vendas foi o parcelamento de longo prazo. Em 12 vezes, um televisor de 14 polegadas sai por R$ 29,90 mensais. De acordo com os shoppings, os campeões de vendas são TVs, DVDs e celular.